terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Carta de uma mãe à sua filha que decidiu ser 'Doitora dos dentes nos Algarbes'

"Miraégiraelinda, 28 de Novembro de*
 
Querida filha escrebote esta carta na esperança dela tir encuntrar de boa saúde.
Escrebote cum muitas sudades num fosses tu a minha menina sózinha  que quis ser doitora dos dentes e ir prós Algarbes trabalhar.
Num sei aonde isso fica mas o ti Manel da Erba que é cundutor das caminetas já me disse que é um lugar muito lindo aonde á um mundo de Alemões e Engeleses todos ricos. Atão tu tás num bom lugar pra trabalhar que aquela gente deve ter os dentes todos agente é que tem só um.
Querida filha quando tu chegares bai aber uma grande festa o porco tá pronto pa matar já falei ca família mais chegada e tamem ca Maria Bé mais a filha ao ti João dos tomates mais a família dele e mais gente que tu conheces.
No dia da matança do malhado logo pla manhã bai aber a cafezada e os filhoses ca tua avó Maria sabe fazer. Os omes esses querem é cachaça pra matar o bicho. Pró jantar fazemos batatas cum bacalhau e a noite aroz de lebe e a caçoiada cum batatas cuzidas. Bais gustar de ber esta gente toda junta vai ser uma festança.
o Antóino da Gaita peremeteume que leva a concertina pra gente dar uns pezinhos de dança. Pudias traser cuntigo os teus amigos doitores o padre Migelão o ti Capela mais a senhora dele e os pais da tua amiga doitora.
Sabes querida filha o tê pai num anda bom do espinhaço o teu primo T o infromeiro anda a darlhe injeções. O T. agora tá muito bem graças a Deus Nosso Senhor ele trabalha nu Inemi ou Tinoni não sei bem mas Deus lhe cunserve este trabalhinho quele gosta tanto. Ele foi ai òs Algarbes fazer um trabalho de respiração boca a boca não percebi nada na averia de ser boca nariz? mas eles é que sabem eles é que são letrados. Eu cuidava que ele ia naqueles carróis dos bumbeiros quele tamém é pois assim mandava umas batatitas umas cebolas uns alhos fijões pá sopa uma carne intremiada pras fabas mas ele foi no abião no ar num pode levar nada.
Olha rica filha o nosso C.P. tamém bai ser doitor já and em Cuimbra a estudar nos libros.
A tua rica madrinha que tanto urgulho tem em ti arranjou trabalho na Freguesia de S. Tomé mas ela e as camaradas da Cambra não andam satisfeitas com o Passos Lebre mais o Paulo Portão diz ela que não lhe dão denhêro denhum. Reclamam de barriga cheia já bistes? A catigoria que elas tem em serem trabalhadeiras do governo.
Prá próxima conto mais novidades agora tenho dir fazer a janta pró tê pai senão ele desancame de língua só pença na pança cheia se bem a fome quele adebinha Deus nus acuda!
Recebe muitos beijus da mãe que anda sempre cuntigo no curação
 
Maria"
 
Opá, a minha mãe rula caraças! O que eu me ri ao ler isto! No fim, só não consigo perceber como ela conseguiu ter capacidade para dar tantos erros! Adorei pá! Vai 'aber' resposta um dia destes!
 
 
*foi de 2013 mas pela escrita teria sido talvez em 1975 xD 

Sem comentários:

Enviar um comentário