sábado, 3 de agosto de 2013

2a é dia de cinema: C'est ça qu'c'est bon, ãh!

Antes de mais, perdoem-me se o título tiver algum erro, mas eu e o francês não nos damos bem. 

Pois que hoje, fomos ao cinema à sessão de fim da tarde ver o filme 'A Gaiola Dourada'. Um filme que, no fundo, retrata a vida de emigrantes portugueses em França e a sua relação com os patrões (que nem sempre lhes sabem dar o devido valor). Retrata a vida de um casal emigrado há 30 anos em França; ele é operário da construção civil, ela governanta de um prédio. Ao longo da vida, ninguém lhes soube dizer o quão eles eram importantes mas, quando se soube que estariam na eminência de voltar às origens, devido a uma herança de uma propriedade no Douro, todos estavam de acordo que os Ribeiro não podiam voltar para Portugal. Só não arranjaram foi a melhor forma para lhes dizer...

 Não vou aqui fazer a análise cinematográfica do filme, já que eu não percebo nada mas mesmo nadinha disso. Eu ou gosto ou não gosto. Ponto! E deste, - não sei se por estar ligada aos emigrantes, já que cresci no seio de uma família emigrada em França, e, por isso, revi neste filme um pouco de cada familiar meu, - gostei! Foi divertido, teve os seus momentos mais tensos mas no fim, venceu o amor, a família e a amizade. E, no fundo, não é isso que todos querermos? Já para não falar que as imagens do Douro no final são qualquer coisa de extraordinárias! Cá da minha parte, recomendo!





3 comentários:

  1. Fomos ver hoje, muito bom.. que risada total!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só acho que podiam ter explorado mais a mistura das duas línguas nas falas dos portugueses. Achei que falaram muito francês. Tirando isso, adorei! xD

      Eliminar
  2. Também espero ver e gostar!

    ResponderEliminar