sexta-feira, 7 de março de 2014

2a é dia de cinema - O vencedor.

Não foi na 2ª-feira. Foi ontem. Mas vai dar ao mesmo. Pois que lá fui eu ver o 12 Anos Escravo. E caramba, que filme! Não porque seja um filme extraordinariamente espetacular, com uma grande história e uma grande produção. É, acima de tudo, um filme bastante forte. E se já o seria por sabermos que estas situações realmente aconteceram, ainda o é mais por saber que aquela história em concreto aconteceu a uma pessoa real. Aquilo a-con-teceu! Soloman Northup, existiu mesmo e passou mesmo por tudo aquilo. Aquelas duas horas de filme retratam doze anos - DOZE! - de vida de uma pessoa que era livre, tinha mulher e filhos, uma vida digna e, de um momento para o outro, se viu amordaçado e escravo de pessoas sem escrúpulos. E só se consegui libertar - aliás, foi dos poucos escravos que o conseguiram! - porque encontrou uma pessoa com algum caráter que o ajudou, caso contrário, teria morrido escravo.

Não sei se é filme merecedor do Óscar ou não, porque não vi todos os outros nomeados. Mas este é, sem dúvida, um filme que nos marca, que nos choca, que nos abre os olhos - ou, pelo menos, devia! Não só para aquilo porque estas pessoas passaram mas, sobretudo, porque ainda há escravatura hoje em dia. Há cenas muito fortes durante todo o filme. Mas uma delas chocou-me profundamente. Quando Patsey (Lupita Nyong'o) foi chicoteada. Fiquei, inclusivamente, nauseada com aquilo. Como é possível que se fizessem tamanhas barbaridades a seres humanos? Muito duro, minha gente, muito duro!


Sem comentários:

Enviar um comentário